5 de ago. de 2012

Culinária de sobrevivência - os pequenos-almoços

Antes de mais nada: estou viva! Obrigado a quem se preocupou e exigiu mais receitas aqui neste cantinho!

Ora, novidades: este ano (lectivo) andei a mil, com pouco tempo extra-estudo e extra-estágios. Inesperadamente, com o stress deste ano tornei-me numa nódoa na cozinha. Descuidada, desarrumada, desajeitada, impaciente, a querer fazer 10 coisas ao mesmo tempo (mais 5 que o que faço habitualmente, pronto) e a coisa não corria bem. Houve até um episódio em que queimei uma panela cheia de carne estufada e só me apeteceu sentar-me no chão da cozinha a chorar! De vez em quando vinha aqui ver o que fazia quando ainda tinha (algum) tempo e ficava com aquela nostalgia...

Não é desta que venho para ficar...e os posts que se seguem são posts express, uma ideia gira que tive de postar as fotos do que comi nos últimos meses. 

Hoje o post é dedicado aos pequenos-almoços. Eu passei anos a comer cereais linha e fitness e essas coisas que diziam que não engordavam. Como falei noutro post, a quantidade de açúcar, os hidratos de carbono refinados e, pior, as minhas hipoglicémias matinais fizeram-me mudar radicalmente de ideias. Se comer cereais é aveia ou quinoa (às vezes farelo de trigo ou pão prokorn) e já é preciso ser um dia especialmente louco!

Outro ponto interessante é o efeito que a lactose tem na minha barriga. Lembro-me de ser miúda e ir para a escola de mochila às costas a rezingar com a minha mãe por me obrigar a beber leite! Quando fui para Lisboa cortei o leite e deixei iogurtes e o queijo. Melhorei. Mas ultimamente até isso deixa o meu cólon bipolar irritado. Eu adoro queijo fresco e requeijão! De vez em quando ainda como...mas sem dúvida que não me faz bem.

Outra coisa que vale a pena reflectir: a quantidade. Eu tenho fome de manhã. Daquelas que às vezes até dá dores de barriga. Não era uma porção (30g) de cereais linha e uma chávena de leite que me seguravam a fome.  Aqui está a grande revelação: eu sou uma pessoa das manhãs e nunca soube. Comer melhor de manhã e treinar de manhã revelou isso! Passei anos a estudar à noite, a adormecer tarde, a fazer a primeira refeição à hora de almoço (vida de estudante dos 3 primeiros anos da faculdade...), a fazer snacks pela madrugada fora (uma maçã, um iogurte, uma pêra, uma barra de cereais) e andava sempre com pouca energia. Acabou-se. O pequeno-almoço é a minha melhor refeição agora. E o período da manhã é a altura em que estou mais concentrada, principalmente se treinar logo cedo!

E agora, aqui vai disto! Alguns são mesmo enfarta-brutos mas seguiram-se a uma hora de exercício matinal a correr, aos saltos lá perto da minha rua (espectáculo muito bonito de se ver às 7 da manhã!) e a subir escadas. Ah, e não passam as 300 kcal (e a maioria os 20 g de hidratos de carbono).


 Ovos com legumes cozidos e hummus de feijão e iogurte grego (leva algum mas pouco feijão preto, iogurte grego, tahine, sumo de limão, cravinho, sal).

 Fluff de proteína de banana (com leite e gelo).

 Papas de aveia, farelo de trigo, sementes de linhaça, sementes de chia, proteína e morangos.
 Um dia inspirado: Leite de soja com café e pão integral com crème fraiche e doce de pêssego sem açúcar.
Fluff de proteína de chocolate e framboesas congeladas (com gelo, água e 2 claras).
Ovos (1 gema, 3 claras) com legumes, meia toranja e café.

A confecção com o tempo torna-se rápida. Nos dias mais apertados faço um fluff na Bimby, que é mais rápido. 
Não consumo muitos hidratos de carbono de manhã. Não preciso deles e, após várias experiências, em vez de me darem energia, fico mais mole. Ou então dão energia para uma hora e depois fico com fome. O meu pâncreas tem muita personalidade. Como hidratos de carbono antes dos treinos de força. Noto que tenho bem mais força se os consumir nesse horário...mas esperemos pelo próximo post, sobre os lanches! 

Até lá! ;)

9 comentários:

  1. Catarina,
    É bom saber que estás viva :)
    Fico à espera dos post em modo expresso...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estava com saudades suas! Aprende-se muito por aqui ;)

    ResponderExcluir
  3. Ah que saudades Catarina! Já sabiamos que estarias com pouco tempo mas pensei que este cantinho ficaria eternamente suspenso:(
    Como sempre posts muito informativos, noto o mesmo efeito em relação à lactose, desconforto e inchaço abdominal. E também sou uma pessoa de manhãs e pequenos-almoços, por vezes faço refeições completas logo ao pequeno almoço o que acaba por ser benefico pois tenho naturalmente muito menos fome ao longo do dia.

    Bjs e volta sempre

    ResponderExcluir
  4. Olá Catarina :D

    Acho que nunca tinha comentado o teu blog, mas já te leio há imenso tempo e és uma verdadeira inspiração para mim :D Eu sei que esta fase não é nada fácil, por isso desejo-te a maior das sortes :D

    Beijinhos :D

    ResponderExcluir
  5. Olá Catarina,

    Queremos lhe apresentar Tudoreceita.pt, uma nova página web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 75.000 receitas das páginas web e blogs mais populares de Portugal. Na página criamos a secção Top blog de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso buscador. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem páginas irmãs em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook!

    Estamos à sua disposição!
    Renato
    Tudoreceita.pt

    ResponderExcluir
  6. Olá Catarina,

    Nunca comentei aqui, mas adooooroooo teu blog, tuas receitas prática e deliciosas, adoro tudooo! Grande beijo
    Esse é o meu Blog aguardo tua visita! Grande beijo!

    http://blog-da-paula-jacques.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Catarina,

    Ainda bem que regressou! Estava receosa que esta falta de posts fosse definitiva.

    As suas receitas são óptimas e muito saudáveis (ao contrário muitas vezes da alimentação que teimam em nos impôr)!

    Será que poderia deixar aqui a receita dos fluffs de proteína?

    Obrigado pelo seu contributo com estas receitas maravilhosas.

    Beijinhos,

    MO

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado a todos pelos comentários! Agrada-me que este estilo de posts seja bem recebido. Como os comentários foram positivos, vou continuar com estes posts mais pessoais e informativos.

    Respondendo a MO: o fluff de proteína tem de levar obrigatoriamente proteína (caseína faz uma textura mais "fofa"), gelo, um líquido (água, leite, sumo, o que quiser). Pode adicionar fruta congelada, claras (dão uma textura mais firme),canela, cacau, adoçante se achar pouco doce.

    Se tiver Bimby: triture tudo (100g de líquido para cada scoop de 30g de proteína), coloque a borboleta e programe a velocidade 3 ou 4 até ficar com esta consistência.

    Sem Bimby: triture tudo e bata com uma batedeira, como se estivesse a bater claras.

    São muito saciantes! O grande truque é a proteína. Já experimentei várias diferentes e a melhor até agora para fluff é a Myofusion de banana ou chocolate e manteiga de amendoim.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!!
    Hoje Paula Jacques postou no fece seu blog, logo fui olhar e adorei todas as dicas e receitas. Parabéns!!!

    ResponderExcluir