6 de jun. de 2011

Compras mensais especiais



Achei bem fazer um post sobre as minhas compras "esquisitas". Eu demorei alguns meses até me aperceber dos melhores sítios onde comprar, dos preços, dos produtos com melhor qualidade e acho que poupo muito trabalho a quem quiser seguir algumas receitas (ou simplesmente ter um estilo de vida mais saudável) se explicar onde compro e o quê.

Não sei se já perceberam, mas eu sou o tipo de rapariga que ao olhar pouco critico aparenta estar sempre em dieta. Quando me vêm com essas conversas é provável que ouçam um "eu não faço essas coisas" bem redondo e meio chateado. Porque este é o meu estilo de vida há quase 10 anos. Esta "dieta". E já é tão natural para todos os que me rodeiam que já ninguém implica com isso. Catarina, a coelha, o pássaro, o grilo, e por aí.

Claro que isto tudo tem muita pesquisa por trás. Eu sou uma curiosa no que toca a nutrição e faço experiências comigo própria. Tenho vindo a aprimorar as minhas rotinas e só queria partilhar isso!

Ora vamos! Estas compras foram todas feitas no El Corte Inglês. É o único lugar onde encontro os iogurtes, a manteiga de amendoim PeterPan, aquele maple syrup e aquele óleo de côco. Apesar de ser mais caro nalgumas coisas, compensa noutras em termos de qualidade e pelo facto de conseguir comprar todas as compras esquisitas aqui e ficar descansada durante um mês.

  • Iogurte grego 0% da FAGE
Se não experimentaram iogurte grego, experimentem. É muito suave e tem um maior conteúdo proteico. Mas cuidado! A maior parte das marcas portuguesas têm muito açúcar. O único que não tem é o da marca branca do Continente, que é muito baratucho mas tem gordura a mais para o meu gosto. Por isso compro os da FAGE 0%, que ficam 1,29euros (caríssimos) mas é uma fonte proteica rápida e de meter a colher. Para a minha rotina é óptimo.

  • Claras de ovo pasteurizadas
Podem compra-las no El Corte Inglês, Makro ou Supermercado Sá no Campo Pequeno. Eu não passo sem elas. São também 1,30 euros, por aí, cada pacote. Compensa mais do que comprar ovos e desperdiçar a gema. Meto-as em panquecas, tortilhas, omeletes, barras de proteinas, muffins, tudo tudo tudo.

  • Manteiga de amendoim PeterPan
Esta não é natural (as naturais são mais caras) mas tem 91% de amendoim, o que quer dizer que só tem 9% de porcaria (açúcares e gorduras manhosas). É crocante, é um potezorro enorme e custa só 4 euros. É a melhor relação quantidade:qualidade:preço que encontrei em Lisboa.

  • Sal dos Himalaias
Este é sal integral (não refinado), com menos quantidade de cloreto de sódio e com muitos mais minerais do que o sal normal. Façam uma pesquisa no Google e confiram! No El Corte Inglês um potezinho daqueles custa 2 euros e pouco. Como é muito intenso, uso pouco e acaba por render muito (além de que eu quase já não uso sal).

  • Ricotta com baixa percentagem de gordura
Primeiro é ricotta, que é difícil encontrar em Portugal. E depois tem pouca gordura, o que ainda é mais difícil. Tem umas 100 kcal por cada 100g e é boa. Eu adoro ricotta! Só há no El Corte Inglês, que eu tenha dado por isso.

  • Óleo de Côco
Bem, sou louca por isto. Google it e vejam com os vossos próprios olhos. Na cozinha uso-o principalmente em bolos e doces e pratos de caril. Ou seja, tudo em que eu usaria manteiga e margarina (que são coisas que já não existem no meu frigorífico). Cada vez que abro o pote só em apetece besuntar-me toda com aquilo. A textura é macia, não demasiado gordurosa, com um cheiro suave...só experimentando. A cozinha fica com um aroma delicioso e o cheiro fica nas mãos.

  • Barras low carb Atkins
Bem, isto é um luxo. 1,60 euros cada barrinha de 35 gramas. Compro umas quantas só mesmo para as emergências, quando não tenho as minhas barras de proteínas e os meus bolos proteicos feitos por mim. Sim, porque eu preciso sempre de uma coisa portátil para comer a meio da manhã e da tarde. E estas têm uns 2g de net carbs e uma proteinazita (5g). Not bad. Desenrasca!

  • Maple Syrup
Foi a primeira vez que comprei. Eu uso mel nas panquecas ou como topping de muffins ou outra coisa qualquer. Mas esta é uma alternativa mais saudável. Parece bom! Vamos ver!

  • Agar agar
Foi a primeira vez que comprei. Vou usar como espessante nalgumas receitas.

  • Cogumelos secos
Adoro mas nunca tive coragem de estender 6 euros para um pacotinho daqueles. Estes foram uns 2 euros e tal e foi só por isso que os trouxe. Estudante tem de se conter. Há coisas piores!

  • Feijão preto enlatado e feijão branco seco
Bem, com estes vou fazer umas invenções. Não são esquisitos, mas depois comunico o que sair daqui!


E por hoje foi só. Espero que seja útil!

18 comentários:

  1. Tenho de aproveitar a dica das claras em pacote...Desperdiço tanta mas tanta gema e sinto-me sempre culpada :S

    Há ricotta no Continente também, acho que da marca Galbani (ou um nome parecido) e é para aí 1,5€.

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas!Quem não tem "El Corte Inglés" tem de arranjar outras alternativas (me, me!!), mas quando vou a locais onde se vendem os produtos "alternativos", invisto sempre.

    ResponderExcluir
  3. Girle Girl, nunca tinha reparado nessa ricotta! Também é baixa em gordura? Se calhar já passei por ela e vi que tinha muita e não fiz caso!

    As claras pasteurizadas são uma boa maneira de economizar. Há quem as consuma em 1-2 dias (no pacote a recomendação é consumir em 24h) e há quem as congele em saquinhos de gelo e as vá descongelando e usando.

    Pois é, Luciana. Dá muito jeito morar na capital para estas coisas. Se bem que eu sou originalmente da terrinha e reconheço que os benefícios na saúde morando fora das grandes cidades são bem maiores! Lá tenho horta, o azeite é oferecido, o vinho é oferecido, os legumes são de confiança, temos amigos que criam gado, as galinhas são nossas, os ovos são das nossas galinhas...enfim. Nem nenhum El Corte Inglês é melhor do que isto!

    ResponderExcluir
  4. Ah, não tens de pedir desculpa x) Tens toda a razão mas ia com ela fisgada e depois já se sabe. Mas vivendo e aprendendo ;)

    Fui agora ver à net a embalagem de ricotta galbani (é mesmo galbani) e realmente, se estiverem certos na net, não compete com essa nos stats nutricionais presumo porque em calorias tem 165kcal/100g. Depois tem 13.3g de gordura, 3.5g HC e 7.6 de proteína.
    Quando for ao Continente se me lembrar confirmo se são estes mesmo e se forem muito diferentes para melhor venho cá dizer-te.

    ResponderExcluir
  5. Não compre manteiga de amendoim! Faça a sua!! Basta comprar amendoim torrado ou torrar amendoim e processar bem fininho até fazer a farinha e continuar processando! Fica perfeito dá uma olhadahttp://cafezinhocombiscoito.blogspot.com/2011/04/homenageando.html

    ResponderExcluir
  6. Mapel é muito bom, como soufã da Laura Ingalls maple sempre foi meu sonho de consumo,mas aqu pra nós, acho o gosto parecido com calda de açúcar! Pois é, cogumelo é caro demais, e tanto deles nascem pelo chão... Se eu entendessse desse assunto sairia catando! Ricota: pegue dois litros de leite (não pode ser de caixinha) e ferva, quando tiver fervido, derrame meia xic de vinagre branco. Pronto: a melhor ricota do mundo e salgue o quanto quiser (tem que escorrer,clarom, mas você vai notar)

    ResponderExcluir
  7. Há Manteiga de Amendoim biológica, sem as hidrogenadas no meio, no supermercado da Figueira :)

    ResponderExcluir
  8. Como te percebo... Parecem as minhas compras :D

    Nunca experimentei ricotta, nem conheço muitas receitas para a usar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Hehe tb sou fa incondicional do Fage 0%, pena que seja tão caro senão era todos os dias que o comia (com canela e mel depois do ginasio) :D
    Manteiga de amendoim o que tens de melhor é fazeres tu mesma! Eu faço a minha, e ao inicio demorei a dar com a coisa mas adoro. Ve neste site como fazer (http://www.katheats.com/stick-to-the-roof-of-your-mouth). Tb podes fazer de outras nozes como amendoa e caju, que nao se vendem ja feitas ca!

    ResponderExcluir
  10. Ah e tb adoro o cottage cheese no El Corte. Tb tem bons racios nutricionais a meu ver... 100g tem 93cal, 3.6g gordura, 2.8g hidratos carbono e melhor que tudo 12g proteina :)

    ResponderExcluir
  11. O El Corte Inglés tem, de facto, coisas muito interessantes... É pena ser tão longe de minha casa :\
    Mas deste-me uma boa novidade quanto às claras, pensava que só se vendiam na Makro e, não tendo eu cartão, fica complicado arranjá-las!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Estou a adorar o teu blog, obrigada pelas dicas!!

    E acho interesante o que disseste sobre a questão das dietas, porque neste momento eu estou a fazer uma reeducação alimentar, perdendo óbviamente peso, mas a questão é que esta nova alimentação é para continuar pois é o mais saudável para o meu organismo.
    Ando na fase de experimentar coisas novas e tenho pena de não ter por cá nenhum El Corte(estou a trabalhar nas Caldas da Rainha mas sou de Coimbra) mas abriu um em Coimbra, tenho que passar lá e espreitar ;)
    Ricotta compro o que a Girlie referiu e o Maple Syrup sei que há um baixo em gordura e açucar, não sei se esse é. Hoje comprei um batido Atkins no Continente, é carote mas tem uma dose brutal de proteína e pouca gordura e açucar!

    ResponderExcluir
  13. Em relação as claras de ovo, em que piso do el corte ingles é que voces as encontram?
    É que precisava mesmo delas, mas como nao tenho cartao da makro, não consigo.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. As claras estão no supermercado do El Corte Ingles, no frio! ;)

    ResponderExcluir
  15. Obrigada.
    E qual é o preço de cada embalagem?

    ResponderExcluir
  16. E já agora a marca das claras é essa que aparece na imagem (DOVO)?

    ResponderExcluir
  17. Cerca de 1,80 euros por pacote Sim, a marca é esta mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Ok Catarina, muito obrigada :)

    ResponderExcluir