25 de abr. de 2011

SOS receitas rápidas: salmão grelhado com legumes chau chau



Claro que legumes chau chau é um nome inventado! A ideia surgiu porque os filetes de salmão eram tão pequenos que o melhor foi mesmo juntar uns ovos para compor a coisa. E calhou bem! Foi também a primeira vez que fiz legumes salteados de compra. Estava com medo que soubessem a frigorífico (ou congelador, neste caso), ou pior, que não soubessem a grande coisa, como é habitual nos legumes congelados. Mas estes até não são maus!

Rende: 2 porções
Tempo: 20 minutos

Ingredientes:
  • 2 filetes de salmão congelados
  • 1 saco de legumes para saltear do Continente
  • 3 colheres de chá de azeite
  • pitada de sal, pimenta branca, gengibre em pó e coentros em pó
  • salsa picada
  • 2 ovos
  • sumo de meio limão
Preparação:
  1. Deixar o salmão a descongelar. Depois de descongelado, temperar com sumo de limão, gengibre em pó, pimenta e sal. Deixar a marinar no frigorífico umas horas.
  2. Aquecer uma chapa e adicionar 1 colher de chá de azeite. Bater os ovos e adicionar, quando o azeite estiver quente. Mexer até ficarem soltos, sem deixar secar. Reservar.
  3. Num wok, aquecer 2 colheres de chá de azeite. Juntar a mistura de legumes para saltear. Adicionar os ovos mexidos e temperar com sal, pimenta, coentros em pó. Deixar cozinhar bem (7 minutos, conforme a informação da embalagem), juntar a salsa picada, envolver e reservar.
  4. Escorrer o salmão da marinada e grelhar.
Acompanhei com uma salada de alface e fiz também uns douradinhos de legumes na Actifry, só mesmo numa de limpar o congelador.

Claro que é uma receita pobre e a 1000 à hora, mas não tenho tido alternativa! Segue-se uma semana disto!


4 comentários:

  1. Muito bom aspecto!

    Eu costumo usar veggies congelados em SOS, e não tenho muito do que reclamar. Só uso dos de marca próprio do Continente e Pingo Doce. Claro que grandes marcas como a IGLO são bem melhores mas os mencionados safam, não sabem mal e parecem-me bem conservados. Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Tens umas receitas deliciosas aqui, só de ver até babo... És uma verdadeira chefe!
    Quanto aos legumes congelados, a única coisa que já comprei foram cogumelos congelados também do Continente. Não são exactamente os melhores cogumelos do mundo, mas para situações S.O.S, como tu dizes, são suficientes!
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  3. O prato está com um aspecto delicioso, eu amo salmão!!

    Legumes congelados já não tanto, mas tal como tu, uso-os. Tenho sempre no congelador legumes congelados, porque há dias em que não há nada de jeito nas bancadas do supermercado, e depois há outros em que chegamos tarde e é só atirá-los para a frigideira, com um fio de azeite, juntar mais umas coisas e está feita uma boa e rápida refeição!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Catarina, essa limpeza do congelador resultou numa bela refeição muito colorida e apetitosa. Tem tudo do que gosto, salmão e vegetais... e tambem uso muitos vegetais congelados pois estõa sempre à mão e para quem trabalha fora não podiam ter inventado coisa melhor.

    Beijinhos

    ResponderExcluir