6 de set. de 2011

Homemade Apple Sauce




Aqui está uma receita que fiz para aproveitar as maçãs do nosso jardim. São muito boas, ácidas, de um sabor que já não se encontra nas maçãs que se vendem por aí. As macieiras aqui de nossa casa são antigas, têm mais de 100 anos e dão maçãs de sabor genuíno!

Ultimamente tenho usado applesauce (que é como quem diz puré de maçã) nas minhas barras proteicas e em panquecas da manhã, iogurtes e batidos depois do treino. Compro os potes de puré de maçã para bebé sem açúcar. São baratos, com poucos conservantes e bons. Já que as maçãs são muitas e não há bocas para lhes dar despacho, foi tudo para o tacho cortado em quartos, Bimby abaixo e frasco com elas!
O puré aguenta-se uma semana no frigorífico. Se quiserem podem congelar.

Ingredientes:
  • Maçãs (biológicas, de preferência)
  • água
  • Canela em pó
  • Sumo de laranja
  • Sumo de limão
  • Casca de limão
  • Fruta seca (usei passas, manga e abacaxi secos)
Procedimento:
  1. Descascar as maçãs e cortar em quartos.
  2. Colocar num tacho largo juntamente com a casca de limão, os sumos de limão e laranja e a canela. Cobrir de água (só até à superfície das maçãs).
  3. Deixar cozer lentamente em lume baixo, com a tampa. Adicionar água se for necessário. A meio da cozedura colocar a fruta seca.
  4. Desligar o lume, triturar (ou passar com o garfo, se preferirem uma textura menos cremosa) e colocar em frascos de vidro.

5 comentários:

  1. Hummm deve ficar muito bom esse purê!! Adorei a receita..vou fazer!!beijo.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto das maçãs bem rijas, mas tenho umas no frigorífico que não preenchem os meus requisitos. Excelente ideia para as utilizar!

    ResponderExcluir
  3. ADORO ESSAS MAÇAS AÇIDAS SÃO AS MINHAS PREFERIDAS.
    GOSTEI DA SUGESTÃO.
    BJS

    ResponderExcluir
  4. AHH, mas eu não fiz isso assim!! Fiz mesmo às 3 pancadas. Cortei as maças,cozi em vapor e depois triturei... não tive esse trabalho todo. Vou ter de experimentar dessa maneira!!

    ResponderExcluir