20 de jul. de 2011

Risotto de espargos


Aqui está a receita de risotto que acompanhou o porco preto do outro dia! Já não fazia risotto há uns tempos e este saiu mesmo bem. Acho que nunca mais faço contas a chávenas de água e vinho e arroz. A olho sai muito melhor!

Rende: 4 doses
Tempo: meia hora

Ingredientes:
  • 250 g de arroz arbóreo
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 4 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 1 molho de espargos
  • quejo parmesão
  • vinho branco seco (usei cerca de chávena e meia)
  • Caldo de legumes (usei dois caldos Knorr Natura diluídos em cerca de 3 chávenas de água)
  • 1 colher de sopa de manteiga
Procedimento:
  1. Lavar os espargos e tirar a pele aos talos com um descascador de cenouras.
  2. Picar o alho.
  3. Aquecer o azeite num tacho, juntar o alho e o louro e deixar alourar 3 minutos em lume médio.
  4. Juntar o arroz (não lavar!) e os espargos cortados em 4 pedaços. Deixar fritar 3 minutos.
  5. Juntar AOS POUCOS o caldo quente, à medida que vai sendo absorvido. Eu nunca contabilizo bem o caldo que ponho. Preocupo-me só em parar de adicionar caldo quando o arroz está quase cozido.
  6. Quando o arroz estiver inchado e quase no ponto, juntar o vinho branco. Deixar absorver.
  7. Tirar do lume. Juntar a manteiga e ralar um pouco de queijo. Envolver e deixar repousar uns minutos.
Estava delicioso!

6 comentários:

  1. Acredito que estava!!a julgar pelo aspecto...

    ResponderExcluir
  2. Que fome me deu esta receita! Lindo...

    ResponderExcluir
  3. Adoro risotto, este ficou maravilhoso!!
    O blog está uma delicia, já sou mais uma seguidora. Vem conhecer a minha cozinha está sempre de portas abertas ;)
    Um beijinho
    Sandra

    ResponderExcluir
  4. O risotto só pode estar mesmo uma delicia, ficou bem cremoso como eu gosto. Voltei de férias e vim já matar saudades do "4 patas", vi-te no masterchef e fiquei triste pelo momento menos bom mas estou aqui para te dar um enorme abraço e dizer-te que não é um dia que corre menos bem que nos marca, parabéns à mesma e um grande beijinho

    bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Paula Mariana! Na altura fiquei lixada mas já não me faz confusão. Ele foi tão bruto e teatral que não merece que pense muito no assunto! Foi uma saída com estilo! Obrigado pela atenção! Um beijinhooo!

    ResponderExcluir