26 de mai. de 2011

Gaspacho de lichias com vieiras crocantes


Numa das minhas odisseias masterchefianas (sim, fui apurada para o Casting final e agora tenho de provar que mereço a distinção!) e depois de umas quantas visitas a blogs à procura de coisas fresquinhas, empanquei aqui no blog Citron et Vanille, que eu adoro, e pus mãos à obra.

Fiz algumas alterações para adaptar aos meus gostos. Ando meia esquisita com o limão desde que descobri as maravilhas das limas. Fazem-me lembrar caipiroskas, Verão, férias, aaaaaaai!


Seria bom usar vieiras frescas. Até comprei uma no El Corte Ingles (custou-me os olhos da cara...mas ganhei uma conchinha muita gira) mas como estava numa de experimentar, usei umas
vieiras congeladas raquíticas que comprei no Modelo. Não gosto delas. Gosto de vieiras grandalhonas, para poder cortar fatias fininhas. Mas é o que há cá!

As lichias são deliciosas. Foi a primeira vez que cozinhei lichias frescas (também há em lata mas não tem nada a ver). Se eu fosse uma peça de fruta, acho que era uma lichia. Tirem as vossas elacções!


Rende: 2 doses

Tempo
: 20 minutos de manobras


Ingredientes:
  • 1 tomate grande
  • 1 pepino grande
  • 10 lichias
  • azeite (meti pouco)
  • sumo de meia lima
  • sal e pimenta
  • 8 vieiras raquíticas
  • Folhinhas de hortelã
Preparação:
  1. Descascar e cortar ao meio o pepino no sentido longitudinal. Picar uma das metades. Com a outra metade cortam-se tirinhas finas como esparguete, com um descascador de batatas. Reservar as tirinhas no frigorífico temperadas com sal e pimenta.
  2. Descascar as líchias, tirar o caroço e meter na Bimby (ou outra coisa qualquer que pique), juntamente com o tomate picado, o pepino picado, o azeite, o sumo de lima, sal e pimenta. Triturar tudo muito bem até ficar um creme homogéneo (velocidade 7 da Bimby).
  3. Verter o creme para tacinhas e reservar no frigorífico.
  4. Temperar as vieiras com sal e pimenta. Numa frigideira, aquecer um pouco de azeite e fritar as vieiras em lume médio, primeiro de um lado até ficarem castanhas, depois do outro. As minhas ficaram com uma textura crocante.
  5. Retirar as tacinhas e as tiras de pepino do frigorífico. Passar as tiras por água fria e absorver o excesso de água com papel de cozinha. Colocá-las no centro das tacinhas, de forma a que fiquem meias submersas no creme. Dispor as vieiras sobre o pepino, no centro. Picar hortelã e distribuir à volta das vieiras.
É muito fresco, ligeiramente adocicado. Muito bom para dias quentes!

9 comentários:

  1. Parabéns Catarina pelo apuramento no Casting do Masterchef, sei que vais conseguir e estou aqui a torcer por ti, quanto à tua sugestão adorei e já estou curiosa para experimentar,

    beijinhos,obrigado pela partilha e uma vez mais PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, fico feliz por teres conseguido tu tens imenso jeito fazes coisas fantasticas com uma apresentação de chef, vou ficar a torcer por ti...
    E o que nos trazes hoje hummmm!

    ResponderExcluir
  3. Estou em pulgas pra que comece o programa e de certeza que vais vingar por lá hehe. :)
    Muita sorte e bons cozinhados.
    Quanto ao pratinho parece tudo de bom...hehe. Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Que bom teres sido selecionada para o Masterchef, o meu filho quando viu na tv disse logo para eu concorrer, mas não me acho à altura desses chefs. Muito material para aminha camioneta!lol Vou ficar pelas experiências na minha cozinha, porque sei que não me vão mandar embora,lol. Desejo-te muita sorte.

    Vieiras, é coisa que nunca comi, mas qualquer dia tenho que me aventurar. Adorei esse pratinho.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Nooossa que diferente! Parabéns pela inovação. Abraços, Adriana.

    ResponderExcluir
  6. Catarina parabéns por estares no masterchef e a prova que mereçes é este blog cheio de coisas boas e originais.

    Beijinho e felicidades

    ResponderExcluir
  7. Muitos parabéns!!
    Adorei, vou experimetar fazer.Aproveitar os dias quentes de verão para comer esse gaspacho.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Parabens! Eu ca acho que mereces e muito, vou estar a torcer por ti!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. adoro gaspacho;;essa mistura com vieiras tornou o prato especial. Parabéns.
    João Mario

    ResponderExcluir