28 de abr. de 2011

Tarteletes frias de mousse de chocolate e côco


Esta é mais uma receita da Dani Tâmega, do seu blog Fit Recipes. É baixa em hidratos de carbono, tem uma bela dose de gordura saudável e tem uma consistência muito boa, uma mousse muito suave e nada enjoativa. Optei por pôr menos mel que na receita original e ficou pouco doce, que é como gosto mais. Mas se quiserem, adicionem ao vosso gosto!

O óleo de côco foi o factor limitante desta receita. Consegui encontrar frasquinhos de 200g no Celeiro (à venda por 5 euros e tal) mas acho que economizo mais (e fico melhor servida) se mandar vir da net. Os benefícios do óleo de côco são inúmeros, tanto a nível de alimentação como de hidratação da pele! É um bom investimento! Sem falar que confere um sabor a côco muito suave à comida! E fiquei com a cozinha com um aromazinho bom!

A manteiga de amêndoa fi-la em casa também! É facílimo! Pegam nas amêndoas (peladas ou não, tostadas ou não. Eu usei amêndoas biológicas com pele e tostadas), põem na liquidificadora, picam picam picam, usem uma espátula para baixar as amêndoas que ficam nos bordos. Se quiserem juntem um pouco de óleo alimentar (eu usei óleo de linhaça) e voltem a bater novamente. Depois de muito picar, fica com uma consistência semelhante à manteiga de amendoim.

Rende: 6 porções
Tempo: 20 minutos de preparação + uma noite de frigorífico
Informação nutricional: 200 kcal, 8g HC, 4g proteínas, 18 g gordura

Ingredientes para a base:
  • 1 copo pequeno cheio de frutos secos (usei avelãs, nozes e amêndoas)
  • 1 copo pequeno cheio de passas (usei bagas goji)
  • 2 colheres de sopa de óleo de côco
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (usei uma pitadinha de vanilina)
  • 1 pitada de canela
  • 1 pitada de sal
Ingredientes para o recheio:
  • 1 abacate
  • 1 copo pequeno mal cheio de manteiga de amêndoa
  • 1 copo mal cheio de água
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 pitada de canela
  • meio copo pequeno de mel
  • 3 colheres de sopa de óleo de côco
  • 4 colheres de sopa de cacau magro em pó
Procedimento:
  1. Numa liquidificadora juntar os ingredientes da base e triturar, deixando pedaços pequenos para que fique crocante.
  2. Cobrir o fundo das forminhas (usei um tabuleiro de silicone que não é preciso untar) com esta massa.
  3. Derreter o óleo de côco restante no microondas (menos de meio minuto chega) e aquecer o mel no microondas também (pouco menos de meio minuto).
  4. Reduzir o abacate a puré na liquidificadora. Numa tigela, juntar o puré de abacate com a manteiga de amêndoa e misturar. Adicionar o óleo de côco deretido, o mel aquecido, o cacau, canela, essência de baunilha até ficar homogéneo. Adicionar a água e envolver bem.
  5. Verter a mistura sobre a base das forminhas.
  6. Decorei com côco ralado e frutos secos.
  7. Vai ao frigorífico umas 10 horas, até a consistência ficar mais firme!
São deliciosas!! A consistência é muito suave!
Link

7 comentários:

  1. Estas tarteletes devem ser uma coisa absolutamente maravilhosa, divinal e super crocante e bem cremosa estou rendida, amiga...

    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  2. adorei este blog! que fonte de ideias maravilhosas :)

    já agora, achei-te extremamente parecida (pelas fotos que estão do lado esquerdo) com a dona deste blog americano: http://fitnessista.com/

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Cada vez mais gosto de te visitar porque tens umas receitas muito boas e saudáveis. Adorei essa sobremesa e tambem já me rendi às sementes e ando sempre à espreita de novidades e aqui achei mais uma que fiquei curiosa é esse óleo de côco que deve ser fantástico.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Tem um ar tão apetecível que até custa a acreditar que é light. Nunca fiz manteiga de amêndoa, é boa? Tenho medo de fazer e não gostar! :x
    Beijoca

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que vos agradou!! Esta mousse é mesmo muito boa. A espessura também deve ficar bem num creme salgado para "dippar" legumes ou em molhos para servir com grelhados. Abacate + óleo de côco merece mais investigação!!

    Girlie Girl, sou muuito diferente dessa rapariga! Tenho uma estatura mais...corpulenta que ela, vá!

    A manteiga de amêndoa é boa, sim. Eu não gosto de doces de amêndoa nem bolos com amêndoa moída, doce de ovos com amêndoa...As minhas amêndoas eram tostadas e a manteiga ficou com um sabor mais "tostado", hehe. Mas na dúvida agarra numa mãe cheia delas e mete-as no processador. Logo vês se gostas! Podes pôr óleo ou não, sal, canela, açúcar...o que quiseres!

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto esta receita no blog da Dani, parece deliciosa, mas não a devo fazer porque não sou grande fã de mousse :(

    Portanto fico à espera que faças outra coisa deliciosa que eu possa experimentar... :D (nada exigente né heheh)

    Beijocas

    ResponderExcluir