29 de abr. de 2011

Stuff I make my boyfriend --> Pizza low carb

_ O que é que te apetece para o jantar de amanhã?
_ Pizza, picanha ou frango assado.
_ Hmmm, que bom! Tudo coisas que eu faço regularmente!

E numa de querer agradar, e já que não sou esquisita e como praticamente de tudo, só não simpatizo muito com pizzas e hamburgueres, caracóis, tâmaras, porco preto, cherne, anônas e tudo o que seja demasiado doce/salgado/gorduroso, fiz pizza! Não sou especialista em massas, como devem imaginar. A minha relação com os hidratos de carbono é muito especial. Mas estou a aprender a substituir...e começo a ficar pró nas versões low carb.

Hoje trago-vos uma receita de um blog que também gosto muito, entitulado Stuff I make my husband. Existe um post The great pizza experiment em que a autora faz várias experiências de bases de pizza low carb e comenta a textura, espessura da massa e as suas preferências.

Optei por fazer a hybrid pizza, com metade do queijo da receita e couve cozida a substituir o resto do queijo. Ficou boa mas a massa não é muito estaladiça. Próximas experiências virão e espero aprimorar esta fórmula!!

Rende: 2-3 porções
Tempo: 50 minutos de forno + 20 minutos de Bimby + 30 minutos de manobras
Informação nutricional (se der 3 porções): 300kcal, 12g HC, 25 g proteínas, 16 g gordura

Ingredientes para a massa:
  • 125 g queijo flamengo(usei fatias de Limiano)
  • 1/4 couve cozida (cerca de 200 g)
  • 2 colheres de sopa de côco ralado
  • 2 colheres de sopa de farinha de linhaça
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de fermento
Ingredientes para o recheio:
  • 1 peito de frango grelhado
  • 1 fatia de queijo flamengo
  • 1 cebola pequena
  • 1 lata pequena de cogumelos
  • 1/4 de pimento verde
  • molho de tomate caseiro (3 tomates + 1 cebola + 1 folha de louro + 2 dentes de alho + sal e piri-piri + mangericão. Tudo refogado e depois picado)
Procedimento:
  1. Reduzir a couve cozida (e muito bem escorrida da água) a puré.
  2. Picar o queijo numa picadora. Eu usei a Bimby, misturei tudo lá para dentro e programei a velocidade 7 até ficar tudo bem derretido e misturado.
  3. Se a mistura estiver muito líquida (se puserem a couve quente, que foi o meu caso, é o que vos vai acontecer), ponham o recipiente no congelador até a massa ficar com consistência suficiente.
  4. Num tabuleiro de forno com papel vegetal, verter a massa e espalhar, de forma a que fique com mais ou menos meio centímetro de altura.
  5. Vai ao forno 45 minutos até ficar castanhinha. Virem a meio para dourar de ambos os lados. Para virar usei mais uma folha de papel vegetal. Cuidado para não ficarem bocados de massa agarrados à folha.
  6. Passados os 45 minutos, é só rechear ao vosso gosto. Eu coloquei primeiro o molho de tomate, depois o frango aos pedaços, a cebola fatiada fininha, o pimento às tiras pequenas e os cogumelos bem escorridos. Cortei bocadinhos de queijo fininho e espalhei (não usei muito porque a massa já tem queijo que chegue).
  7. Vai ao forno uns 5-10 minutos na prateleira de cima, a 220ºC.
  8. Está pronta a devorar, com uma salada colorida!
Para a próxima talvez calhe picanha! hehe

5 comentários:

  1. Uma sugestão mesmo light! Gostei muito...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Nhami... Mas o queijo limiano não tem uma quantidade absurda de gordura? Anyway, massa de queijo é a minha perdição, acho que vou fazer algo assim no meu dia de cheat meal!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Trinda, tem porradas de gordura, sim. Mas eu à noite prefiro reduzir ao máximo os hidratos, mesmo que isso implique aumentar a quantidade de gordura. Eu também comprava tudo light e diet...mas fiz umas experiências e cheguei à conclusão que no meu metabolismo não faz muita diferença comer as versões não light do queijo, leite, iogurte natural...desde que não tenham mais açúcar! Isso deve depender de pessoa para pessoa, não sei. Eu sei que custa o "desmame" dos lights e diet!

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu por acaso gosto da massa da pizza fofa, já o maridito gosta dele super estaladiça.
    Mas eu gostei imenso desta versão, por isso vou certamente experimentar para mim ;)

    ResponderExcluir