13 de fev. de 2011

Barras proteicas de chocolate e manteiga de amendoim

Aqui está uma ideia para um snack para o meio da manhã. A mim dá-me jeito assim uma coisa "portátil" que caiba dentro de um bolso...e vou repetir esta receita mais vezes de certeza. Tem poucos hidratos de carbono, uma boa dose de proteína...e são boas. Ainda não acertei no ponto...ficaram um pouco secas. Mas boas na mesma. Talvez adicionando mais manteiga de amendoim fiquem menos secas...mas isso fica para a próxima!

Rende: 20 unidades
Tempo: 15 minutos a amassar + 14 minutos de forno
Informação nutricional: 120 kcal, 10 g de hidratos de carbono (metade açúcar), 10 g de proteína e 5 g de gordura

Ingredientes:
  • 6 scoops de whey protein de chocolate
  • 150 g de aveia
  • 80 g de mel
  • 170 g de manteiga de amendoim caseira (amendoins e óleo de amendoim ou óleo alimentar, se não tiverem o de amendoim)
  • 2 colheres de sopa de café
  • 2 claras de ovos
  • 1 ovo inteiro
Procedimento para a manteiga de amendoim:
  1. Descascar os amendoins, colocar numa trituradora (ou Bimby) e para cada 100 g adicionar uma colher de sopa mal cheia de óleo de amendoim (ou óleo alimentar normal se não tiverem).
  2. Triturar (uso a velocidade 7 na Bimby), baixar com uma espátula o que fica agarrado às paredes do copo, triturar novamente e insistir até ficar semi-líquido (para as barras é melhor ser assim mais líquida porque é mais fácil de trabalhar).
Procedimento para as barras:
  1. Ligar o forno a 180º.
  2. Untar um tabuleiro rectangular com óleo de amendoim ou alimentar (colocar um pouco e espalhar com um guardanapo, eliminando o excesso).
  3. Misturar numa tigela a aveia, o café, as claras, o ovo e a whey. Aquecer, enquanto isso, a manteiga de amendoim e o mel no microondas, um minuto cada um.
  4. Juntar a manteiga de amendoim aos poucos e amassar com as mãos, tentando juntar a massa (é difícil!).
  5. Adicionar o mel aos pouquinhos e misturar bem, pois o mel é que vai dar a liga à massa. Esta não é a massa mais fácil de trabalhar do mundo, aviso já!
  6. Colocar a massa no tabuleiro e calcá-la com as mãos, para que fique bem compacta e distribuida regularmente por toda a superfície.
  7. Vai ao forno exactamente 14 minutos (isto é importantíssimo!!).
  8. Quando sair, cortem logo as barrinhas. Deixem arrefecer um pouco e quando estiverem mornas retirem do tabuleiro e deixem arrefecer numa travessa ou numa rede.
  9. Depois embrulhei com papel de alumínio e arrumei-as num frasco num sítio seco.


A ideia foi tirada do Blog da Dani Tâmega, uma personal trainer muito conhecida no Brasil. Se gostarem destas coisas, visitem o blog dela. Aprende-se muito lá! ;)

5 comentários:

  1. AQUI ESTA UMA COISA QUE ME AGRADOU COSTUMO COMPRAR , MAS ESTA IDEIA DE AS FAZER É ÓPIMA , FICARAM COM MUITO BOM ASPECTO.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. O que é "whey protein de chocolate"? Confesso que desconheço. Podes dizer onde compraste e a marca?

    As barras parecem mesmo apetitosas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Catarina. Essa barrinha é bem NUTRITION..rs Gostei da receita. Vou ver se posso indicar para meus pacientes. Muito boa mesmo. Beijos Carol

    http://cozinhando7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Descobri o teu blog hoje e deixa-me que te diga: estou deliciada! Era mesmo isto que andava à procura :)
    Receitas saudáveis, nutritivas e diferentes. Para quem anda a perder peso e a tentar alimentar-se bem, tens aqui sugestões muito interessantes.

    Obrigada pelas dicas, sugestões e pela partilha!!

    Verita

    ResponderExcluir