5 de jul. de 2010

Caril de lulas e tamboril

Estas lulas eram rijas que nem...lulas! O que era um prato rápido acabou por demorar mais tempo que o que era suposto. Mas foi um jantar meio aldrabado para três pessoas (com este calor e com a pouco vontade de comer deu 4 doses), de semana, com recurso ao congelador.

Rende: 4 poções
Calorias: 260 kcal
Tempo: 1 hora

Ingredientes:

  • 1 chávena de vieiras congeladas
  • 2 chávenas de lulas às rodelas congeladas
  • 5 postas pequenas de tamboril congelado
  • 1 cebola média
  • 4 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de manteiga magra
  • 2 colheres de sopa de caril em pó de boa qualidade
  • 1 copo de vinho branco
  • sal (pouco)
  • pimenta
  • noz moscada
  • hortelã (um ramalhão dos grandes)
  • 1 courgette
Procedimento:
  1. Picar o alho, cortar a cebola às rodelas finas, juntar as duas colheres de sopa de manteiga e deixar refogar. Lavar bem a hortelã, deixar uma folhas maiores e atar os tranquinhos com uma linha. Juntar ao refogado, colocar a tampa e deixar estar mais uns minutos em lume baixo.
  2. Transferir o peixe para o tacho, depois de meio descongelado. Temperar com pouco sal, bastante pimenta e noz moscada. Tapar e deixar refogar uns minutos.
  3. Refrescar com vinho branco, subir o lume e deixar cozer.
  4. Ir adicionando água, se for necessário, para o caso das lulas serem como as minhas!
  5. Enquanto apura, lavar e cortar o courgette com casca em quartos. Cortar as folhas de hortelã reservadas em ripinhas fininhas. Misturar o caril numa taça com um pouco de água quente.
  6. No final da cozedura, juntar o courgette e a mistura de água com caril. Tapar o tacho, pegar nele e abanar, para evitar mexer com a colher de pau e derreter o peixe todo.
  7. Deixar a água evaporar, sem secar demasiado. Rectificar os temperos. Se estiver insonso, juntar mais sal. Juntar metade das folhinhas de hortelã ripadas e misturar (abanando o tacho, sempre).
  8. Transferir para uma travesse e decorar com as restantes folhas de hortelã fresquinhas.
Foi à mesa com uma batatinha cozida (continuamos fartos de arroz!) e uma saladona de alface e tomate e estava muito bom!!


8 comentários:

  1. GOSTO MUITO DE LULAS ASSIM ENTÃO FICARAM ÓTIMAS!

    ResponderExcluir
  2. Eu também gosto muito de lulas. Adorei esta forma de fazê-las. Muito bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola Catarina
    vim agradecer e retribuir a sua visita.
    Já andei pela sua cozinha e adorei as suas receitas....ah, inclusive vi uma com farinha de custard, e já vou anotar.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Hummm... tem bom aspecto! Olha, já eu... adoro arroz! Ao contrário de batatas que também gosto mas... adoro arroz frio... comer mesmo da panela! Sei que é feio mas... sabe-me tão bem :)

    Tive a reparar nos teus animais... reparei nos teus peixinhos! Tens Discos misturados com escalares???

    ResponderExcluir
  5. Eu só perguntei porque pareceu-me estarem juntos! xD Eu já tive discos! Actualmente tenho escalares também... Botias palhaços e zebras, viuvas, Peixe anjo! Tenho gupis mas noutro aquario, para poderem fazer criação mais à vontade e tenho também um aquário de água salgada :)
    Quanto aos Discos, onde compraste não sei se te avisaram, mas são peixes muito tímidos! Geralmente devem estar ou com gupis ou néons! Peixes mais pequenos que vivem em cardume e que não fazem mal! Os escalares são peixes mais territoriais... voltando aos Discos, são bastante sensíveis ao ph... que deve andar mais ou menos por volta dos 6.5! Mas também... se eles estão bem é porque se adaptaram bem :) e ainda bem :)
    Eu desisti dos discos porque onde os tinha era em leiria,onde estou a estudar... e nas férias acabava por não estar lá... era mais complicado! Por isso optei por escalares e peixe anjo que é a minha perdição :)

    Beijinhos
    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. Acredito!Eu também tenho comigo em Leiria a minha gatita! Não tem tanto pelo como a tua... mas é uma traquina... ui! xD
    Eu gosto muito de animais, como a minha mãe :) E tenho vários aquários! Eu acho é que por vezes, onde os compramos é que prontos... deviam ter uma maior especialização e informar bem antes as pessoas! Por isso que compro os meus animais todos numa loja pois gosto imenso da dona xD Já se tornou uma amiga :) E ela percebe imenso, explica tudo... isso é muito importante! Já cheguei a ir a sítios em que os empregados dizem que um peixe agressivo pode estar junto com um gupi e por aí... e eu a saber que não pode!

    Adorei a tua gata xD é linda
    Beijinho

    ResponderExcluir
  7. Que lindo pratinho;) Adoro caril!
    Bjos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  8. Que excelente conjugação!
    Gosto muito do blog. Também sou estudante e também sou um apaixonado pela culinária.

    Torno-me, a partir de hoje, mais um acompanhante assíduo destas belas e apetitosas criações ;)

    Com os meus melhores cumprimentos gastronómicos,

    Giovanni Giorgetti

    ResponderExcluir