9 de jul. de 2010

Bolachas e bolos toscos de banana, chocolate e especiarias




Vou partilhar com vocês o meu último desastre culinário! Nada que se compare com vulcões de bolo em erupção dentro do forno, como já aconteceu. Também se não tivesse corrido bem não publicava (ah pois!). Mas isto tudo resultou em cinco horas a cirandar na cozinha, mais sopa, mais jantar, mais arranjar uns ramos de orégãos que estavam na lista de espera...e numa valente dor de costas e de pernas e...amanhã é Sábado!


Ora bem, eu queria fazer esta receita que vi (http://experienciasnacozinha.blogspot.com/2010/07/bolachas-de-banana.html ) mas em vez de duas e meia queria mesmo pôr três bananas, e a modos que acabei por inventar um bocadinho. A horas tantas achei que esta não era bem massa de bolachas, demasiado nhanhenta e absolutamente contra-indicada para pessoas com défice de paciência (como eu) e acabei por metê-la atabalhoadamente numas forminhas de pudim, para fazer uma espécie de muffins. Isto tudo depois de ter andado a pingar massa pelas bancadas, de ter sujado o dispara-biscoitos, até me faltou a farinha a meio (na verdade tinha 0 de farinha...e lá fui eu comprar a meio da receita). Concluí triunfalmente que massas nhanhentas não dão para dispara-biscoitos, muito menos com pepitas de chocolate! Estamos sempre a aprender...eu cá não me dou bem com tecnologias!


Ingredientes:
  • 150 g margarina
  • 350 g açúcar
  • 350 g farinha
  • 1 colher cheia de fermento
  • 1 ovo
  • 50 g chocolate para culinária
  • 1 colher de chá de canela
  • meia colher de chá de cravinho em pó
  • meia noz moscada moída
  • 3 bananas bem maduras, daquelas que ninguém lhes pega
Procedimento na Bimby (Para ver como se faz manualmente, cliquem no link e vejam como está na receita original)

  1. Bater a margarina e o açúcar na velocidade 4 até ficar uma massa bem leve.
  2. Adicionar o ovo e continuar a bater na velocidade 4 até estar uniforme.
  3. À parte, esmagar as bananas bem esmagadas numa taça e juntar-lhes a colher bem cheia de fermento, misturando. Deixar repousar 2 minutos.
  4. Enquanto passa o tempo, dar umas marretadas no chocolate para ficar em pepitas grosseiras. Eu cortei-o grosseiramente numa tábua de cozinha.
  5. Juntar ao preparado da bimby a farinha e as especiarias. Envolver na velocidade 3.
  6. Juntar a mistura da banana e do fermento e o chocolate. Envolver na velocidade 2.
  7. Para fazer bolachas: tabuleiro do forno forrado com papel vegetal e deitar colheradas jeitosinhas para cima. Forno pré-aquecido a 180º com ele e quando estiverem douradas, retirar, descolar do papel com uma faca e colocar sobre uma grelha.
  8. Para fazer os bolos toscos (vulgo muffins): Pincelar forminhas de pudim flan com Vaqueiro líquida, polvilhar com farinha, encher até 3/4 da capacidade e forno com eles até espetar uma faca e não vir massa atrás.

Tudo está bem quando acaba bem e a verdade é que foram muitos gabados (bolachinhas e bolinhos)! Na minha opinião, principalmente as bolachas são uma boa maneira de aproveitar bananas (porque os bolos podem não se comer logo, depois ficam rijos e depois ninguém lhes pega...e vão parar ao lixo na mesma!). Bolachas que é bolacha come-se sempre, mais semana, menos semana!


Posto isto, boas noites! Sei de uma pessoa que vai ali descansar um bocadinho!

3 comentários:

  1. KKKK. Catarina. Muito engraçado seu post. Acho que é mais ou menos assim que fica uma cozinha quando nos deparamos com um desastre culinário..rs Nós, ficamos sujas de farinha, as bancadas melecadas...
    Mas como vc mesma disse,tudo está bem quando acaba bem. Suas bolachas e bolinhos me parecem deliciosos. Gostaria de poder provar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. DEPOIS DA BAGUNÇA NA COZINHA SEMPRE SAI UMA COISINHA GOSTOSA COMO ESSA BOLACHA!
    BEIJO BOM FIM DE SEMANA!

    ResponderExcluir
  3. AS TUAS BOLACHAS SÃO SIMPLESMENTE DELICIOSAS. FAZ MAIS!

    ResponderExcluir