7 de jun. de 2010

Pequeno almoço saudável - Papas de aveia e outros cereais

Com a quantidade de alimentos processados que há por aí, torna-se difícil escolher aqueles que não tenham nem sódio a mais, nem açúcar a mais, nem gordura a mais, e sendo bons nestes parâmetros, que saibam a alguma coisa! Apesar dos rótulos light e diet e forma e linha, são autênticas bombas, nem sempre calóricas, mas muitas vezes açucarólicas, colesterólicas, hipertensólicas, insulinólicas.

Dos snacks falamos noutro post mas em matérias de pequeno-almoço, já hão-de ter visto o resultado dos últimos estudos acerca do açúcar nos cereais matinais_ um exagero.

Um pequeno-almoço saudável fornece hidratos de carbono (preferencialmente complexos) numa quantidade boa para compensar o jejum durante a noite, uma quantidade boa de proteínas (e ao consumir proteínas, cuidado para não exagerar na gordura), vitaminas e minerais (presentes na fruta) e cálcio (no leite e derivados). Sabendo esta regra, e obedecendo às porções ideais, não há que enganar.

A sugestão de hoje é uma mistura de cereais que se podem obter numa loja tipo Celeiro ou num hipermercado. Fica barato (muito mais que os cereais matinais processados), obedece a estes parâmetros todos, é rápido de preparar, de lavar, de comer e, a minha parte preferida, é saboroso e sacia durante umas 4 horas. Isto porque estes cereais, sendo integrais e contendo pouco açúcar, têm um índice glicémico baixo, o que provoca uma libertação lenta de insulina, sem ataques de fome nem hipoglicémias de cair para o lado, e por outro lado, sem a acumulação de gordurinha em resposta a um pico de insulina que não existe. A aveia particularmente, é rica em fibra, tem um efeito saciante especial, tem magnésio para os músculos , energia e bem estar psíquico, além de estimular a produção de serotonina, a hormona da boa disposição. Por isso é recomendada a culturistas, pessoas que desejam perder peso ou simplesmente manter.


Rende: 1 porção
Calorias: 200 kcal cada porção

Ingredientes para a mistura de cereais (dá para 13 porções)
  • 200 g flocos de aveia
  • 100 g flocos de quinoa
  • 75 g semente de linhaça triturada
  • 50 g farelo de trigo
Ingredientes para a papa
  • 30 g da mistura de cereais (para meninas como eu. Homens, dobrem a dose!)
  • 1 chávena (200 mL) de leite magro
  • Adoçante, canela e/ou cacau magro em pó
  • Peça de fruta pequena (maçã, pêra, ...)
  • Amêndoas
Procedimento:
  1. Juntar tudo numa caixa e misturar bem. Reservar num sítio seco.
Para preparar as papas:
  1. Juntar 30 g da mistura de cereais. Tapar (só tapar) com leite magro. Vai ao microondas durante 1,5 minutos.
  2. Adicionar uma colher de sopa de adoçante e mais leite, até perfazer mais ou menos uma chávena (uns 200 mL). Misturar bem. Aquecer 1 minuto no microondas.
  3. Adicionar fruta (uma maçã ou pêra pequenas ou 15 g de passas) e/ou amêndoas (umas 5 ou 7).
  4. Polvilhar com canela ou cacau magro em pó.
Boas colheradas! E tenham um bom dia!

3 comentários:

  1. será que consegue combater o meu gosto por CERELAC?

    ResponderExcluir
  2. Hmmm...não sei!! mas podes experimentar!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    a quinoa que usas é a normal ou a inchada?
    Fui a uma ervanária e encontrei duas...
    As minhas papas nunca ficam nada de jeito:S
    Beijinhos

    ResponderExcluir