25 de mar. de 2010

Mini bagels integrais

Ando a procurar receitas de snacks que se possam levar para comer a meio da manhã e da tarde. Já me iniciei no estágio das barrinhas de cereais, e lembrei-me que uns bagels pequenos integrais não deveriam ser má ideia.
Parece complicado, mas não. É só aborrecido o mexe-espera-remexe-espera-tapa-mexe-coze! Faz-se em duas horas, por aí, com muitos intervalos pelo meio...Utilizei a Bimby, que nestas coisas de massas peganhentas dá muito jeito!


Rendimento: 6 unidades (faço sempre pequenas quantidades)
Tempo: 2 horas ao todo, com muitos intervalos pelo meio
Calorias: 80 kcal, para quem estiver interessado em saber! Tem 3 g de fibra, igual a uma maçã!


Ingredientes
80 g de leite magro
110 g farinha integral
5 g de açúcar
Pitada de sal
1/3 saqueta de Fermipan
Sementes e queijo ralado (usei sementes de linhaça, de sésamo, de papoila, farelo de trigo e alecrim)


Preparação

1- Colocar o leite e o sal no copo. 37º, velocidade 1, 10 segundos
2- Juntar a farinha, açúcar e o Fermipan. 20 segundos, velocidade 1 + 3 minutos, velocidade espiga
3- Fazer uma bola e colocar num recipiente untado com margarina. Abafar com uma toalha, guardar num sítio quente (o aquecedor da casa-de-banho é óptimo!!) durante 1 hora.
4- Colocar a massa sobre a mesa e dar-lhe uns murros, pra ficar espalmada. Mais 10 minutos.
5- Fazer um chouriço e cortar em 6 segmentos. De cada segmento molda-se uma bola, mete-se o indicador e faz-se-lhe um buraco. Eu girei a massa à volta do dedo, como se dança o Hula-hula! Esta é a parte mais gira! É importante que o buraco ocupe 1/3 do diâmentro do anel, porque no forno é provável que diminua!5- Colocar os anéis sobre um tabuleiro revestido de papel vegetal. Tapar com um pano húmido. Esperar 10 minutos. Colocar logo um tacho com água ao lume. Preparar um pratinho com as sementes.

6- Depois deste tempo e com a água a ferver, reduzir o lume para o mínimo e introduzir os anéis. Eles devem cozer durante 1 minuto, virando-se com uma espumadeira de uma vez, sem medos, a meio da cozedura.
7- Deixar os bagels a escorrer numa travessa com papel de cozinha. Pegar neles, um a um, e esbugalhá-los contra as sementes, no pratinho.
8- Vão a forno médio pré-aquecido, no tal tabuleiro com papel vegetal. 20-30 minutos chegam para ficarem tostadinhos e o queijo derreter.
9- Deixar arrefecer sobre uma grelha.

E ei-los:
Estão prontos a rechear (com salmão fumado, queijo creme, fiambre, o que quiserem), embrulhar e meter no bolso da bata!

Enjoy it!

5 comentários:

  1. Ui ui. Mas isto são receitas muito à frente, e realmente devem dar bastante jeito estes mini bagels... Agora uma perguntinha: eles ficam bons no dia seguinte?? É que eu não como 6 bagels num dia...

    ResponderExcluir
  2. pois, eu também não! amanhã digo-te!! Mas naaaaaaaah me chêra!

    ResponderExcluir
  3. Pois é...os bagels ficaram um bocadinho rijos. Mas isso já é a fama da massa da bimby! Para a próxima experimento fazer a la mano, para ver como ficam.

    Eu torrei e recheei com doce. É bom na mesma!

    ResponderExcluir
  4. Que óptimos que ficaram.
    Quando faço pãezinhos, faço sempre uma quantidade que dê para congelar alguns. Assim, ficam sempre frescos, prontos para um lanchinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Belocas! Obrigado! A ideia de congelar é boa..para a próxima experimento!!

    beijinhos

    ResponderExcluir