3 de mai. de 2011

Arroz doce proteico


Eu adoro arroz doce! Acho que é a minha sobremesa preferida! Gosto dele mais cremoso, não muito sólido, não demasiado líquido, mais branco e com menos açúcar. Mas já experimentei várias alterações: com farinha custarda, com pudim, com leite creme, com leite de côco, com leite condensado, com amêndoa, com claras em castelo, e por aí...

Na verdade o meu preferido é o tradicional. A sugestão de hoje é uma sobremesa muito parecida com o arroz doce, com menos de metade das calorias, mais do triplo das proteínas e com muito menos hidratos de carbono. O sabor não é o mesmo porque esta receita sabe mais a baunilha, mas a textura é muito semelhante. Experimentem e digam-me o que acharam!

Rende: 3 doses elegantes
Tempo: meia hora
Informação nutricional: 110 kcal, 13g HC, 11 g proteína, 1 g de gordura (sem margarina)

Ingredientes:
  • 1 scoop whey de baunilha
  • 1 chávena e meia (350 mL) de leite magro
  • 80 g de arroz integral previamente cozido
  • canela em pó
  • 1 pau de canela + casca de meio limão
  • 1 colher de sopa de margarina (não usei)
  • adoçante a gosto
  • 1 colher de chá cheia de farinha custarda
Procedimento (eu usei o microondas mas podem usar o fogão, desde que tirem do lume e deixem arrefecer antes de adicionar a whey)
  1. Num recipiente de ir ao microondas, colocar o arroz, a margarina, as cascas de limão, o pau de canela e 3/4 do leite. Programar 20 minutos na potência alta e vigiar uns tempos. Se o leite começar a subir, baixar a potência. Eu precisei de baixar no meu, mas isto deve variar consoante o microondas.
  2. Se continuar muito líquido, programar mais 5 minutos, até boa parte do leite tenha secado mas haja pelo menos um centímetro de leite acima do arroz (porque quando se adiciona a whey a mistura fica mais espessa).
  3. Num copo, juntar a whey e a custarda com o leite restante e misturar muito bem com uma colher. Retirar as cascas de limão e o pau de canela do arroz.
  4. Juntar esta mistura ao arroz, mexer bem, adicionar adoçante se quiserem. Distribuir por três tacinhas, deixar arrefecer e polvilhar com canela!

7 comentários:

  1. Perfeito!!!!! Só uma dúvida, nem por acaso hoje estive para trazer o pózinho mágico do ginásio, whey de baunilha... é isso o scoop?

    ResponderExcluir
  2. É um bom investimento, mas poupa-se muito dinheiro mandando vir pela net. Este site http://www.prozis.com/pt_pt/index.php?tc=1 é o meu preferido! E a minha proteína preferida é esta http://www.prozis.com/pt_pt/optimum-nutrition/100-Whey-Protein-2273g?cPath=29_317_318.
    Um scoop é uma medida. Dentro dos baldes vem uma colherzinha de plástico, parecida com a dos detergentes da roupa! ;)

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOA ESSA SOBREMESA DEVE ESTAR DELICIOSO POIS BONITO ESTÁ!

    ResponderExcluir
  4. Olaa :) Que engraçado, a mesma idade e ambas em medicina eheh :p Tens aqui umas receitas muito apetitosas! Vou ter de experimentar algumas :p Beijinho vou visitar-te + vezes!

    ResponderExcluir
  5. Sou uma boca doce, mas de arroz doce nunca gostei por acaso! Mas que tem bom aspecto tem - come-se com os olhos, não é? :P

    ResponderExcluir
  6. AMO ARROZ DOCE.. já nem me lembro qual foi a última vez que comi!!

    Por acaso tb tenho para aqui uma receita de arroz doce que ando para fazer à um tempo. Vou analisar para ver qual vou fazer primeiro.. apesar que esta tem proteina e a outra não... hummmm!!

    Beijocas

    ResponderExcluir