21 de fev de 2011

Salada quente de tamboril e lâminas de courgette e cebola roxa


Aqui está outra receita cheia de cor para encher o olho. Este tempo xôxo dá cabo de mim! Tenta-se compensar com a comida...mas só ao jantar. Porque o almoço é igualmente deprimente, numa cantina de hospital que deixa muito a desejar!

Rende
: 2 porções
Tempo: 1 hora

Ingredientes:
  • Duas postalhorras de tamboril
  • Bulgur
  • 1 courgette
  • 1 cebola roxa
  • 3 dentes de alho
  • salsa
  • cravinho, malagueta seca, sumo de limão
  • cravinho em pó, sal
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • Salsa
Procedimento:
  1. Cortar a courgette muito fina no sentido longitudinal (usei uma mandolina). Cortar a cebola em rodelas muito finas. Deixar a courgette numa travessa impregnada com sal e sumo de limão.
  2. Cozer o bulgur consoante as instruções da embalagem. Deixar repousar.
  3. Cozer o peixe ao vapor. Usei a bimby. Programei meia hora na temperatura varoma, com o peixe temperado com sal, sumo de limão e cravinho em pó (só um bocadinho).
  4. Reservar tudo no forno ou no microondas para não arrefecer.
  5. Num recipiente para ir ao microondas colocar o azeite, a malagueta partida em pedaços e o cravinho. Aquecer na potência máxima durante 1 minuto e meio.
  6. Aquecer uma chapa ou um grelhador. Pincelar com o azeite aromatizado com a malagueta e o cravinho. Retirar o excesso de sal da courgette e escorrer bem. Grelhar courgette, alho e cebola e ir pincelando com o molho.
  7. Empratar: o bulgur, o tamboril aos pedaços e a mistura de courgette e cebola grelhados. Salpicar com salsa picada!
Cores bonitas, ou não?

4 comentários:

  1. Nota: nos ingredientes esqueceste o tamboril...
    E outra coisa... Por acaso até me costumo esquecer de procurar no supermercado, mas o bulgur encontra-se facilmente nas grandes superficies na zona "saudável"? (zona da diese, normalmente). É que adoro bulgur, mas nunca trouxe para casa...

    ResponderExcluir
  2. Cat! Obrigado por me lembrares! lol que distraída! Olha eu compro bulgur no Celeiro porque tenho um mesmo à porta de casa. Mas acho q nas grandes superfícies, tipo continente, é capaz de haver no espaço saudável! Eu também gosto (mas sou a única a gostar cá em casa, sniff!).

    ResponderExcluir
  3. EU ADORO SALADAS .
    A TUA FICOU MESMO DE ENCHER O OLHO, JA QUE OS OLHOS SÃO OS PRIMEIROS A COMER, OS MEUS DEVORARAM ESSA MARAVILHOSA SALADA.
    BJS

    ResponderExcluir
  4. Ficou uma lindissima salada e mesmo a meu gosto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir