24 de ago. de 2010

Dias cor-de-rosa: Pickles de beterraba


Esta é uma aldrabice minha, juntando a beterraba cozida que a minha mãe costuma fazer com algumas receitas que vi pela blogosfera. Pickled beet é o nome. Trata-se de uma conserva de beterraba que se aguenta uns dias, poucos, uma semana por aí, no frigorífico. Depende, também, da quantidade de vinagre e açúcar que usarem. Não usei muito_ a minha intenção era que tivesse um sabor suave e que se coma, no fundo!
Eu adoro! Cá em casa faz-se com beterraba ralada grossa mas eu prefiro assim às fatias, cubos, palitos, ...pedaços maiores! A minha mãe usa para por nas saladas...mas eu também a uso como acompanhamento...com arroz, massa, nos refogados de peixe...


Mais uma vez, caprichei nos temperos: louro com fartura, alho com fartura, pimenta com fartura, cebola...


Tempo: duas horas

Rendimento: uma tupperware grandita para a semana


Ingredientes:
  • 5 beterrabas médias
  • 2 cebolas
  • 1 cabeça de alhos
  • 4 folhas de louro
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • pimenta de moinho
  • noz moscada de moinho
  • sal
  • 2 cravinhos inteiros (não tinha!)
  • 3 dl de vinagre
Preparação:
  1. Arranjar as beterrabas: lavar descascar e cortar em metades.
  2. Tacho ao lume. Quando a água ferver adicionar as beterrabas em metades e deixar ferver uns 7 minutos.
  3. Baixar o lume, retirar a beterraba com uma escumadeira e cortá-la aos palitos grossos numa tábua. Voltar a colocá-la no tacho juntamente com o louro.
  4. Descascar os dentes de alho e cortá-los às rodelas grosseiras. Descascar a cebola e cortá-la em meias luas. Colocar no tacho.
  5. Temperar: 3 dl de vinagre, 2 colheres de azeite, 2 colheres de açúcar, pimenta de moinho a gosto, noz moscada, os cravinhos.
  6. Deixar cozer em lume brando, deixando evaporar boa parte do líquido. A minha ficou a cozer durante umas boas duas horas, sempre em lume brando.
  7. Quando os sabores estiverem bem impregnados na beterraba e o líquido tiver evaporado boa parte dele, retirar do lume e transferir para uma tupperware.
  8. Deixar arrefecer e, depois, frigorífico com ela!

4 comentários:

  1. Hummmm, que bom!!! Também deve ser óptimo para "picar" como entrada ;)
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderExcluir
  2. Mais uma de beterraba... e tu insistes.

    Bjinhos Amiguinha
    Papinha Doce

    PS-A minha filhota é louca por todos os teus animais.

    ResponderExcluir
  3. Boa sugestao deve ser bom assim desta maneira.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Em pickle nunca provei mas gosto muito de beterraba :)

    ResponderExcluir