12 de set. de 2010

Aproveitar sobras de carne: Bimbos de carne

Parece que esta moda pegou, cá em casa! Na verdade a primeira vez que fiz (os bimbos de peixe) foi em Lisboa, para MIMzinha, como faço sempre quando quero testar qualquer coisa mais diferente. Quando cheguei a casa, depois de defender os meus bimbos durante alguns minutos, tive carta verde: _ Então podemos fazer uns bimbos para o jantar de Sábado!

Oh yeaaaa! Lá foi a Catarina procurar sobras de carne, porque para começar convém ir pelo mais fácil mesmo. Os de marisco ficam prometidos para breve!! Havia no frigorífico alguma carne de vaca assada no forno mas como não chegava fui descongelar um bifonço de perú aqui da capoeira...e digamos que estes bimbos já cá cantam!

Um truque de família é simular o sabor dos enchidos com o tempero dos enchidos! Por isso em vez de pôr chouriço temperei com cravinho em pó e cominhos...e até disseram _ Que cheirinho a chouriço nesta cozinha!!

Rende: 15 bimbos bem recheadinhos (desta vez fiz a massa render mais!)
Calorias
: 140 kcal cada

Ingredientes para a massa
: vejam na receita anterior de bimbos de peixe

Ingredientes para o recheio:
  • 1 bife grande de perú
  • 100 g de sobras de carne de vaca assada (ou a carne que quiserem)
  • 1 cebola
  • 2 tomates maduros
  • 3 colheres de sopa de polpa de tomate (usei caseirinha, feita cá em casa, bem concentrada)
  • 2 colheres de sopa de massa de pimentão
  • 4 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 1 cenoura
  • 1 pimento verde
  • 5 g (uma colher de chá cheia) de azeite
  • cominhos, cravinho em pó, sal, orégãos, 1 piri-piri
  • 1 copo de vinho branco
  • orégãos e semente de linhaça para decorar
Preparação da massa: ver na receita original de bimbos de peixe Caso não tenham bimby é simples: tudo no liquidificador e bater tudo até ficar homogéneo.

Preparação do recheio (bimby)
  1. Cebola e alhos na bimby. Triturar na velocidade 4, 7 segundos.
  2. Juntar o tomate. 3 segundos, velocidade 4.
  3. Adicionar o louro e o azeite. Programar 3 minutos, temperatura 100º, velocidade 1.
  4. Juntar o bife de perú cortado aos bocadinhos pequenos, a massa de pimentão e o vinho. Temperar com sal, cominhos, cravinho em pó e o piri-piri cortado aos pedaços. Programar 10 minutos, temperatura 100º, velocidade 1.
  5. Enquanto cozinha, cortar a cenoura longitudinalmente e cortar meias rodelas fininhas. Cortar o pimento aos cubos.
  6. Quando apitar, juntar a cenoura e o pimento. Programar mais 5 minutos na mesma temperatura e velocidade.
  7. Enquanto cozinha, cortar a carne assada aos pedaços pequenos.
  8. Quando apitar, juntar esta carne, a polpa de tomate e os orégãos. Programar mais 5 minutos nesta temperatura e velocidade.
  9. Rectificar os temperos. Retirar a folha de louro. Programar 10 segundos velocidade 7.
  10. Reservar o recheio.
Procedimento (a la mano)
  1. Refogar em lume baixo a cebola picada com o alho picado, a folha de louro, o tomate cortado aos pedaços pequenos e o azeite.
  2. Juntar o perú cortado aos pedaços pequenos, o vinho branco, a massa de pimentão. Temperar com cominhos, cravinho em pó, sal e um piri-piri cortado aos pedaços. Tapar o tacho e deixar cozinhar em lume alto uns 10 minutos, vigiando para não pegar.
  3. Enquanto cozinha, cortar a cenoura em meias rodelas e o pimento em cubos. Adicionar ao refogado e cozinhar durante mais 5 minutos em lume alto. Juntar um pouco de vinho se for necessário.
  4. Adicionar a carne assada cortada aos pedaços pequenos, os orégãos e a polpa de tomate. Cozinhar mais uns 5 minutos, rectificar os temperos e retirar do lume.
  5. Triturar um pouco com a varinha mágica. Não precisa de ficar muito empapado, para que se distinga o pimento e a cenoura. Reservar.
Depois é só forrar forminhas de queijadas com margarina e farinha, deitar uma colher de sopa de massa no fundo de cada uma, sobrepor umas duas colheradas boas de recheio (antes a mais do que a menos) e por cima mais uma colherada boa de massa. Alisar com a colher se for preciso. Salpiquei com orégãos e sementes de linhaça por cima. Vão ao forno pré-aquecido (uns 40 minutos a 180º), desenformam-se de imediato, deixa-se arrefecer uns 10 minutos (saem muito quentes do forno) e comem-se de imediato!

Acompanhei com esparregado de espinafres acabados de apanhar e uma salada de tomate, também ele da família! Oh se estava bom!

5 comentários:

  1. Que delícia, Catarina. O legal é que dá pra usar mesmo o que temos na geladeira.

    Os biscoitinhos estão na lista do "eles testaram", assim que eu publicar, te aviso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou a fazer um sorteio no meu blog, participa.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Os teus bimbos de carne, estão bem engraçados.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderExcluir
  4. Eh lá, k delícia esses bimbos :)...
    beijoca

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog, estou iniciando um e seria uma honra receber sua visita. Nem se compara ao seu, mas estou fazendo com muito carinho. Se quizer fazer uma visita, o endereço é: lacozinha.blogspot.com

    Saúde e sorte

    ResponderExcluir